O luto que ninguém fala.
- Marcela Guedes
- 27 de abr. de 2024
- 2 min de leitura

Você acha que estar em um lugar completamente novo, longe de tudo e de todos que você conhece, é o maior desafio em um processo de migração ou expatriação?
Na verdade, para muitos, esse é apenas um dos desafios diante de tantos outros que se tornam maiores.
A experiência emocional de perda e adaptação que ocorre quando uma pessoa se muda para um novo ambiente é comparável à perda que sentimos quando perdemos pessoas queridas. Além disso, podemos também sentir a perda de nossa cultura, língua, amigos e identidade durante uma mudança. Esse é o processo ao qual chamamos de luto migratório.
Frente a isso, é comum encontrar uma gama complexa de emoções, como solidão, nostalgia, incerteza, euforia, culpa e saudade. Além disso, o medo de se sentir deslocada, a dificuldade em se integrar, lidar com estereótipos e enfrentar a discriminação também podem surgir nesse contexto.
O que pode influenciar o luto migratório:
Cultura de origem:
tradições, valores e crenças que moldam nossa percepção de mundo.
Diferenças linguísticas:
a barreira da língua pode aumentar a sensação de isolamento.
Adaptação socioeconômica:
encontrar emprego, lidar com questões financeiras e compreender o sistema local.
É muito comum, os migrantes sentirem-se incompreendidos ou isolados em suas experiências emocionais, e a assistência de um terapeuta pode ser fundamental para auxiliá-los a compreender e elaborar esses sentimentos.
Ter um profissional capaz de compreende as nuances culturais pode te ajudar a superar essas barreiras e promover uma abordagem mais integral e culturalmente sensível.
Mesmo que você ainda não veja desta forma, o luto migratório pode ser um processo desafiador, repleto de altos e baixos, mas também de oportunidades para crescimento pessoal e transformação.
Se você está passando por esse processo, seja no estágio inicial da concepção da ideia ou já imersa na ação, quero te dizer que vivênciá-lo sozinha não precisa ser sua escolha.
Eu estou aqui para te ajudar!
🤍
Comments