E ai, você tem feito isso com você?
- Marcela Guedes
- 17 de abr. de 2024
- 2 min de leitura

Fingir não é um termo muito bonito de se falar, mas é a realidade que muitas pessoas tentam sustentar em muitas áreas da vida.
E infelizmente essa é a realidade de muitas mulheres! Seja no relacionamento, na intimidade, nos negócios... Além de precisar dar conta de tantas coisas e ainda é preciso passar a impressão que está tudo bem, tudo ótimo, mesmo quando não está.
Depois de um dia difícil: está tudo bem!
Depois de um momento desconfortável: está tudo bem!
Depois de uma intimidade que não foi tão prazerosa: está tudo bem!
Depois de uma discussão: está tudo bem!
E isso na realidade é extremamente prejudicial.
São assim que muitos comportamentos negativos nascem, se perpetuam e causam muitos traumas, simplesmente porque o "está tudo bem" foi dito e sustentado, porém ele não refletia a realidade.
Esse tipo de atitude, descreve um comportamento que pode parecer encorajador à primeira vista, mas que na realidade não é.
Essa ideia de que precisamos passar a imagem de felicidade constante, ser bem sucedidas o tempo todo e de que tudo sempre está a mil maravilhas, com o passar do tempo se torna um fardo, e consequentemente um problema.
Precisamos ter liberdade para assumir uma postura negativa, quando esse é o sentimento e reação à situação. Liberdade para dizer 'não! não foi bom!' ou 'não! não está tudo bem!'.
'Fingir' que estamos confortáveis e bem com tudo o que nos é oferecido, em tudo o que estamos envolvidas, em todas as circunstâncias que enfrentamos, e ainda mais, o tempo todo, pode ser estressante, e levar ao adoecimento físico e emocional.
Minimizar, invalidar, negar emoções e experiências negativas ou não processá-las de forma saudável pode realmente gerar problemas maiores e mais difíceis de lidar. É saudável permitir-se sentir uma ampla gama de emoções, buscando maneiras adequadas de lidar com elas e externá-las também.
Saber se posicionar é uma atitude de autocuidado. E zelar para que esse espaço seja respeitado, também é.
E você tem dificuldades para externar a realidade do que sente?
🤍
Comments